Projetor para cinema em casa

Como deixar a sua casa inteligente? Automação Residencial
19 de fevereiro de 2018
Exibir tudo

 

Um projetor para  utilizar em casa é a opção de entretenimento ideal para os amantes do cinema.  A vantagem de poder assistir a qualquer coisa numa telona muda a perspectiva. Para isso é fundamental saber como escolher o projetor, afinal, é preciso estar atento para que seja escolhido um bom modelo, que supra a sua necessidade. Cada local tem particularidades e necessidades de equipamento distintas.
Inicialmente há algumas perguntas que devem ser feitas para encontrar o projetor e tela ideal:
  • Qual é o espaço que você tem disponível?
  • Como é a iluminação do local?
  • Qual posição será instalada o projetor?
O tamanho da sala onde será usado, a posição do projetor e a distância máxima para a tela são informações importantes ao escolher um projetor.

 

Espaço :

  • Para casas pequenas e médias, a distância entre o projetor e a tela é normalmente entre 1,5 e 2,5 metros, um projetor de curta distância, pode projetar telas de 100 polegadas em espaços aconchegantes.
  • Para casas maiores, um projetor com uma distância de projeção padrão pode reproduzir uma tela de 100 polegadas a uma distância entre 2,5 e 4 metros.

Iluminação:

Quantas vezes ouviu falar que é preciso apagar as luzes para assistir filmes usando um projetor? Na verdade, devido a modernização dos projetores de hoje, podem oferecer incríveis experiências de cinema em casa em diversas condições de iluminação, para acomodar as necessidades da sua família. A chave é a saída de brilho do projetor. Para replicar uma experiência cinematográfica semelhante a uma sala de cinema com todas as luzes apagadas, ou com uma pequena quantidade de luz ambiente, escolha um modelo com 2.000 a 2.400 lúmens de brilho. Para desfrutar de filmes com luzes acesas e para todos da família interagirem e circularem livremente, um modelo para cinema em casa de alto brilho, com mais de 3.000 lúmens é a melhor escolha. Junto com a luminosidade, é recomendável checar se o aparelho tem uma boa taxa de contraste, quanto maior essa taxa, melhor. Prefira projetores que tenham  contraste a partir de 500:1. Uma taxa de 1000:1, por exemplo, significa que o branco é mil vezes mais claro que o preto. Ou seja, um projetor com alta taxa de contraste consegue produzir uma variação maior de cores e mais detalhes do que um com baixa taxa. Fundamental lembrar que a luminosidade diminui à medida que o projetor fica mais longe da área de exibição
Modelos de 1.500 a 3.000 lúmens requerem que o ambiente seja bastante escuro e que a distância entre ele e a parede seja pequena. Em resumo, é importante ter em mente que:
  • quanto maior o brilho, maior a flexibilidade em relação à iluminação do ambiente;
  • quanto maiores o contraste e a resolução, melhor a qualidade da imagem.

 

Posição do Projetor:

Mudar o conceito de assistir um filme, show ou futebol pode se tornar uma a experiência  mais agradável,e para isso  é importante considerar como o espaço é usado e qual o tamanho da sala. Dependendo da disposição  dos móveis e de como sua família se movimenta na sala, pode ser mais conveniente colocar o projetor para a esquerda ou direita da tela, evitando obstruções no caminho da projeção e permitindo que sua família se mova livremente. Assim sendo, procure projetores para cinema em casa com correção de keystone horizontal e capacidade de projeção lateral para projetar imagens do lado perfeitamente alinhadas. Se o projetor puder ser simplesmente colocado em uma mesa ou teto montado na frente da tela, escolha um modelo com correção de keystone vertical para simplificar o alinhamento ideal da imagem, para obter uma tela grande sem precisar alterar sua decoração.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *