Como deixar sua casa inteligente? Automação residencial

Como deixar sua casa inteligente? Automação residencial

A automação residencial pode proporcionar aos seus utilizadores o conforto antes não imaginado pelo fato de ser facilmente adaptado a qualquer utilidade doméstica, sendo desse modo expansível e flexível onde o próprio habitante designa como será beneficiado com essa automação.

Entre as principais vantagens estão o conforto e otimização do tempo, devido a diminuição das tarefas rotineiras e principalmente pela segurança e seus aspectos.

As pessoas procuram, hoje em dia, por formas de não apenas se sentirem seguras, mas de poderem aperfeiçoar suas tarefas, de modo a demandar menos tempo e proporcionar uma sensação maior de conforto, segurança e bem-estar.

Como deixar sua casa inteligente? Automação residencial

Deste modo é possível então observar a existência de redes específicas à utilização de controle de acesso, à detecção e controle de incêndios, à climatização entre outras.

Esta rede, sendo vista de maneira ampla, permite o desenvolvimento de sistemas complexos, ao que se refere às tarefas que poderão ser executadas, mas aos olhos do habitante ou usuário são tarefas chatas e rotineiras que muitas pela utilização dos recursos das redes domésticas nem é notável pela maioria.

Tecnologia

A tecnologia é algo absolutamente presente na vida de qualquer ser humano atualmente, se tornando difícil até de distinguir onde está ou não presente, o seu uso é proporcionado pelo fato de que a tecnologia está cada vez mais transparente ao uso, deixando de ser algo assustador ou mesmo complexo de se operar.

É bastante improvável que alguma pessoa nunca tenha feito uso de algum tipo de tecnologia, seja qual for o nível de complexidade, mesmo que seja algo simples como é o caso de um aparelho de telefone celular ou um caixa eletrônico de banco, podendo ainda ser algo mais complexo e não menos presente, como os leitores de biometria e os robôs das indústrias.

Entretanto qualquer que seja a tecnologia só se torna transparente aos olhos dos usuários até o instante que esteja funcionando tudo corretamente, pois à partir do momento que ocorre alguma falha ou lentidão no serviço é que surge aos olhares de todos que se trata de uma tecnologia implantada.

Como ilustração, é possível dizer que quando se está no trabalho, imprimindo algum tipo de documento, lendo e-mails ou mesmo acessando informações de um Banco de Dados, não é levado em consideração toda a estrutura que está por trás desses recursos, pois os computadores, de certa maneira, escondem toda a parafernália de cabos e equipamentos de comunicação, pelo menos, até que tudo esteja funcionando.

Os equipamentos devem centralizar os controles e processos tornando tudo mais simples e automático, mas é o desejo do usuário que deve prevalecer;

A Casa Inteligente, está disponível ao uso, porém cada indivíduo saberá o quanto lhe será útil, dependerá do gosto pessoal e dos recursos possuídos.

A revolução das redes domésticas e, por conseqüência, a da automação residencial, está baseada no fato de permitir a comunicação entre estes dispositivos e controlá-los através de um gerenciador central.

Em complemento ao trecho anterior, é cabível ainda enaltecer que além dos citados, o benefício da segurança é o mais sonhado por todos os utilizadores dos recursos da automação das residências.

Deixando,certamente, o foco central da maioria dos sistemas domóticos no quesito.

Segurança

A segurança certamente é um dos principais pilares do amadurecimento da Automação Doméstica, partindo do propósito que os moradores estão cada vez mais preocupados com seus bens mais valiosos e queridos. Apesar do poder da segurança, não é apenas este fator que pode ser de utilidade do habitante, já que existem diversos outros métodos de se utilizar a domótica no lar.

Segurança de Redes

A segurança se torna algo tão mais observado quando se trata de uso pessoal ou domiciliar, por conseguinte, algumas ferramentas devem ser adotadas com o objetivo de proporcionar a garantia desejável, para tanto se faz necessária a utilização de procedimentos que abonem o grau de segurança satisfatório, alguns princípios básicos que uma rede deve seguir para garanti-la são:

Autenticidade: baseia-se no controle de legitimidade ou autenticidade com a assimilação adequada dos usuários ou equipamentos pertencentes à rede, garantindo que o usuário seja verdadeiramente quem deveria ser, podendo ser implementado através de certificados ou assinaturas digitais ou simplesmente, utilização de senhas de acesso.

Disponibilidade: os ataques sofridos por grandes empresas prestadoras de serviços computacionais nos últimos anos foram importantes para se observar com mais precaução os aspectos da continuidade dos serviços disponibilizados, ou seja, o fato de se ter uma rede bastante estruturada, por si só, não é garantia de uma boa rede, pelo simples fato dessa rede poder sofrer ataques de inundações e com isso os serviços ficarem indisponíveis temporariamente acarretando em consequências desastrosas.

Inteligência Artificial

Pode-se citar como características fundamentais num sistema inteligente: ter memória; ter noção temporal; fácil interação com os habitantes; capacidade de integrar todos os sistemas do ambiente; atuar em várias condições; facilidade de reprogramação e capacidade de autocorreção.


Solicite um orçamento